Toritama

                                                            



Toritama é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se a uma latitude 08º00'24" sul e a uma longitude 36º03'24" oeste, estando a uma altitude de 349 metros. Sua população estimada em 2012 era de 37.631 habitantes. Localizada no Agreste pernambucano, é integrante do pólo de confecção conhecido nacionalmente. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Cacimbas.

História
Em meados do século XIX Toritama era a Fazenda Torres, de propriedade de João Barbosa. Era uma fazenda de gado a margem esquerda do Rio Capibaribe.
O povoamento ocorreu após a construção da capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, à qual o proprietário da fazenda doou parte de suas terras. Em 1953, o município emancipou-se de Taquaritinga do Norte.
O primeiro prefeito eleito foi José Jota de Araújo que só foi escolhido três anos e meio depois da emancipação política, que aconteceu em 29 de dezembro de 1953. quando foi elevada a cidade sendo antes distrito de Vertentes e Taquaritinga do Norte. O município teve como primeiros administradores interinos Joaquim Aurélio Correia de Araújo e Antônio Manoel da Silva.
Origem do nome
O significado do topônimo Toritama tem interpretações divergentes. Segundo o Portal dos Municípios, tori, que significaria pedra, e tama: região, em alusão às pedras com cerca de 30 metros de altura que da a impressão de uma torre à margem direita do rio Capibaribe. Já Luiz Caldas Tibiriçá afirma provir do tupi do século XVIII tory-etama: "facho de luz, região do farol". José de Almeida Maciel traduz por "terra alegre". Já o sociólogo Roberto Harrop Galvão acredita ser uma junção de vários trechos do tupi, com duas possíveis interpretações: a primeira, ter-se-ia acrescentado à palavra Torres o sufixo tama e posteriormente a pronúncia foi suavizada para Toritama. A segunda, significaria Terra do Sexo (tor'iba: Sexo e re'tama: Região).
Economia
Toritama se destaca pela produção e venda de roupas (principalmente feitas de jeans).
O desfavorecimento do solo e um rio que não é permanente tanto sua maioria da estação seco sem água abundante para a irrigação fez com que a população buscasse a sobrevivência em atividades industriais, inicialmente com a fabricação de calçados, que fez do município um pólo calçadista de destaque na região durante a década de 1970.
A atividade declinou-se em decorrência da grande concorrência da indústria de grandes calçadistas, que fez com que as fábricas de calçados de couro entrassem em declínio falindo em pouco tempo. Isso obrigou a população a procurar outra forma de trabalho. Como não poderia ser na área agrícola ou pecuária, optou-se pela fabricação de jeans industrial começando com retalhos, a atividade proliferou rapidamente sendo que 15 por cento das confecções feitas com jeans produzido no Brasil vem de Toritama.
Sendo um produto de qualidade e preço baixo o jeans de Toritama atraem consumidores de todo o Brasil para comprar e depois revender em suas cidades respectivamente.
Parque das feiras é onde fica concentrado o comércio da cidade e se encontra a maioria das lojas de roupa da cidade, o Parque das Feiras se encontra na BR-104, construído em uma área de nove hectares dividido em boxes e lojas ainda possuindo unidades de restaurantes e lanchonetes em seu complexo ainda tendo estacionamento para 2000 veículos. foi inaugurado em setembro de 2001 sendo oferecidos 875 boxes de 3 metros quadrados cada, porém a procura foi tão grande que foi construído mais outras etapas oferecendo mais 1518 boxes para os bancos que ficam fora do parque.
Episódio em rede nacional
Em 2012, Toritama passou por um episódio humilhante no programa [Profissão repórter], da [rede Globo], que mostrou o estado triste que a cidade se encontrava, no programa foram mostradas ruas cheias de buracos, um hospital que mal funcionava, poucas escolas públicas, e uma prefeitura abandonada, além disso, foi mostrada a forte economia da cidade, que mostrava um crescimento enorme, apesar do estado crítico que a cidade se encontrava.

O povo toritamense sempre se mostrou muito interessado em política, tanto que na eleição de 2012, foram mais de oitenta candidatos a vereador, sendo que foram eleitos apenas treze. Na eleição desse mesmo ano, o povo se revoltou com a administração atual, e foi as urnas justamente para procurar mudança, e elegeu o candidato Odon Ferreira [PSB], como prefeito da cidade, que tinha sido derrotado pelo atual prefeito da cidade Flávio lima [PSD], na eleição anterior. A estratégia de Odon, foi justamente se unir com a outra candidata derrotada em 2008 Lucinha Pereira [PSDB], que foi eleita em 2012 vice-prefeita de Toritama. Odon e Lucinha, venceram a eleição com uma diferença de mais de 1400 votos, contra o candidato a reeleição, Flávio Lima. Após a eleição, o prefeito derrotado Flávio Lima, deixou a cidade em um estado crítico, pior do que o mostrado na reportagem do [Profissão repórter], mantendo o hospital sem médico, e o salário dos trabalhadores públicos atrasados, fazendo com que o povo se revoltasse, e fosse até a prefeitura brigar por seus direitos, envolvendo até a polícia.
Vegetação
Caatinga hipoxerófica arbustiva, com árvores e arbustos entremeados de cactáceas e bromeliáceas.
Clima


O clima é árido ou semi-árido, muito quente, com chuvas no outono e inverno, apresentando um dos índices pluviométricos mais baixos do Agreste. Dados históricos de precipitação da Sudene 1962 e 1985, revelam uma média anual de 550,50 mm, com um máximo de 907,40 mm e um mínimo de 188,40 mm. A temperatura entre 25 e 35° no verão e 20° no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário