MANIFESTAÇÃO
Trabalhadores aderem à paralisação nacional e protestam no Recife
Diversas categorias declararam que vão participar da passeata marcada para esta tarde. Outras já promovem protestos durante a manhã

Boa parte dos trabalhadores pernambucanos aderiu ao movimento de paralisação convocado pelas centrais sindicais de todo o País para esta quinta-feira (11), o Dia Nacional de Luta. As manifestações começaram cedo em Suape e, aos poucos, se estendem pelo Recife. Já há protestos na Zona Oeste e na área central da cidade. Muitas categorias anunciaram que também vão deixar o serviço no período da tarde para participar da passeata geral marcada para as 14h na Praça do Derby.
Servidores da Ministério da Saúde e Previdência Social de Pernambuco paralisam sua atividades e promovem protestos nesta manhã. Os servidores da saúde se reúnem em frente ao prédio da antiga Sudene, no Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife. No local, funciona o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde. Já os servidores da previdência social se concentram em frente à gerência do INSS na cidade, na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, área central.
Outro protesto também está sendo realizado no centro, na frente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na Avenida João de Barros. Trabalhadores de todo o setor elétrico do Estado participam da manifestação, que pede melhorias na Celpe e também na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Além das reivinidações nacionais de direitos trabalhistas, esses profissionais protestam contra o grande número de acidentes que tem sido registrado no setor atualmente. Eles alegam que a falta de investimento e a contratação de profissionais terceirizados e inexperientes tem contribuído para aumentar o número de vítimas de descargas elétricas.
Durante a tarde, mais categorias devem aderir ao movimento nacional e participar da passeata que sairá da Praça do Derby às 14h. Sindicatos de professores das universidades federais, rodoviários, bancários e comerciantes declararam seu apoio à causa. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cruzaram os braços os profissionais ligados à Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), cancelaram as aulas os professores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe).
Já na quarta-feira (10), bancários e comerciantes anunciaram seu apoio ao movimento e pediram que a população resolvesse suas pendências no período da manhã. Os rodoviários que fazem parte do movimento de oposição ao Sindicato da classe também declararam que vão participar da passeata desta tarde. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Subseção Judiciária de Recife informaram que os serviços só irão funcionar até as 13h30 e as 13h, respectivamente. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social no Estado de Pernambuco (Sindsaúde-PE) anunciou que muitos médicos vão participar da passeata, sem, contudo, paralisar os serviços eletivos na rede pública do Estado. Cerca de 30% dos associados ao sindicato devem continuar trabalhando para garantir o atendimento à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário