quarta-feira, 24 de julho de 2013

JMJ Rio 2013

Papa Francisco: "não é deixando livre o uso de drogas que vai se reduzir a dependência química"

Pontífice participou no Rio de inauguração de centro para tratamento de usuários de drogas
Após visita a Aparecida, papa foi a hospital na Tijuca, na zona norte da capital fluminense


De volta ao Rio após passar a quarta (24) em Aparecida do Norte, o papa Francisco participou da inauguração de centro de tratamento de dependentes químicos do Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na zona norte. Ao lembrar a trajetória de São Francisco, ele falou sobre a necessidade de acolher quem precisa de ajuda e criticou propostas de legalização das drogas.
Segundo ele, "não é deixando livre o uso de drogas que vai se reduzir a dependência química". O pontífice defendeu enfrentamento na raiz do uso das drogas e educação aos jovens. Para o papa, o combate ao tráfico exige um ato de coragem da sociedade.

Francisco disse que "precisamos todos aprender a abraçar quem passa necessidade". Entretanto, ressalvou que apenas isso não é suficiente. Ele defendeu que cada um seja "protagonista da sua vida".

— Você encontrará a mão estendedida de quem quer ajudar, mas ninguém pode fazer a subida em teu lugar.

Na visita ao hospital, o pontífice ouviu depoimentos de dois ex-dependentes químicos. Ao final, abençoou a placa comemorativa da nova ala do hospital e seguiu para a residência papal, no Sumaré, zona norte da capital fluminense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário